Saúde mental e mídias digitais

Dia 11 de fevereiro foi escolhido o dia da mobilização mundial pela internet segura.

No Brasil a Safernet organiza e divulga a campanha, em parceria com diversas instituições.

Mas o que a saúde mental tem a ver com isso?

O uso das ferramentas digitais: celulares, redes sociais, jogos eletrônicos, etc., está relacionado com o desenvolvimento de diversos sintomas e transtornos mentais: depressão, ansiedade, isolamento social, agressividade, dependência tecnológica, prejuízos no desenvolvimento emocional, conflitos interpessoais importantes e até mesmo suicídio!

A Opysaude é parceira da Safernet nesta campanha pois a educação para uso consciente e saudável do celular e mídias digitais é muito importante na prevenção de diversos transtornos mentais hoje em dia.

A internet permite que a gente se comunique e se conecte com amigos, conhecidos, familiares, contatos profissionais, celebridades, etc. Mas como anda a sua conexão com você mesmo? Perceber o que você está sentindo, o que te faz bem, o que faz sentido na sua vida, que está de acordo com seus valores, o seu proposito e que te realiza como pessoa. Estes questionamentos são muito importantes para o desenvolvimento emocional e para a sensação de plenitude e realização pessoal.

Este movimento de olhar pra dentro, em qualquer idade, mas principalmente nos adolescentes e jovens, é muito importante para que a formação da autoestima não esteja condicionada ao numero de curtidas ou se uma determinada pessoa curtiu ou não um post.

Muitas vezes os adolescentes chegam no consultório com sintomas depressivos e ansiosos e acabam indo atrás de informações na internet que só agravam o quadro emocional…

O excesso de informações nas redes sociais também faz com que a gente perca o foco no que é importante na nossa vida e na nossa história, muitas vezes levando a um sentimento de vazio importante. Que tal repensar quem e o que você está seguindo? Fazer uma reflexão se te faz bem e se faz sentido pra você estar seguindo algo ou alguém?

É comum também hoje em dia o chamado Linchamento Virtual, comentários que são ofensivos e até mesmo agressivos, e que podem levar a prejuízos importantes na autoestima e às consequências desastrosas em quem é vítima. Você já presenciou um comentário ruim sobre algum post ou ate mesmo foi vitima de ofensa direta? Se sim, sabe o quanto é desagradável e constrangedor, ne?

A melhor forma de lidar com esta situação ao presenciar um comentário ruim em relação a alguém, é elogiar e rebater de forma indireta o agressor. Um exemplo: se alguém faz um post e é chamado de feio, podemos fazer um comentário não diretamente ao agressor, mas afirmando que, ao contrário, achou muito bonito.

Pensando em todas estas situações que interferem diretamente na saúde mental, e aproveitando o mês da mobilização para a internet segura, que tal ajudar a gente a espalhar estas ideias?

#sigaoquetefazbem         #sigaoquefazsentido           #espalheobemnanet

Gianna Testa
Médica psiquiatra.

Imagem: Mary Pahlke from Pixabay